sábado, 16 de outubro de 2010

Primeiro Encontro (13/10/2010)

No primeiro encontro de nossas oficinas, todos os presentes fizeram uma apresentação pessoal.

Discutimos o que é poesia e critérios possíveis que podem nos orientar a dizer se uma coisa é poesia ou não. O objetivo foi mostrar outras formas de se fazer poesia, e também discutir o texto como "diálogo" com a tradição, seja no sentido de ruptura, seja no de continuidade.

Apresentamos poemas com diferentes intencionalidades, que nos ajudaram a debater os usos clássicos e modernos da poesia, o que é autoria, qual o papel do autor nos diferentes momentos históricos, se a subjetividade do autor pode estar presente mesmo em obras mais "secas", o que o autor pretende mobilizar nos leitores dos textos que escolhemos, a intertextualidade do autor na relação com a tradição e com textos e fatos do cotidiano, a diferença da linguagem referencial e a linguagem poética, a relação do poema com outras artes (plásticas, cinema, música) etc.

Durante as oficinas, realizaremos atividades de produção mais restritas no espaço do encontro. O ideal é que a produção seja mais aprofundada em casa.

A primeira atividade que propomos é que os participantes tentem escrever um poema em que surja (direta ou indiretamente) o debate sobre o que é poesia ou sobre o ato de fazer poesia. Vamos tentar trazer o que escrevemos para o nosso 2° encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário